#9 EEEP Alan Pinho Tabosa | 1T

img-20160710-wa0024

A EEEP Alan Pinho Tabosa é um exemplo de como a educação pode mudar a vida das pessoas e transformar uma comunidade.

Tudo começou quando Manoel Andrade saiu de Pentecoste (CE) para a estudar em Fortaleza. Lá descobriu a Universidade pública e teve auxílio de um grupo de estudos para ingressar no curso de Química na Universidade Federal do Ceará (UFC). Como professor da UFC quis ajudar sua comunidade e convidou sete jovens para montar um grupo de estudos em Cipó, localidade rural de Pentecoste.  Em 1994 nascia o PRECE, e os jovens passaram a estudar cooperativamente em uma casa de fazer farinha abandonada, Manoel Andrade voltava aos fins de semana para dar apoio ao grupo. Alguns destes estudantes ingressaram na UFC, o que motivou outros jovens a procurarem o PRECE. Os que estavam na UFC continuaram voltando aos fins de semana para ajudar o grupo, sempre com o sentimento de gratidão e compromisso. Assim, o movimento cresceu até que surgiram as Escolas Populares Cooperativas (EPC) em várias comunidades rurais do Ceará.

A UFC firmou uma parceria com o PRECE e criou o Programa de Educação em Células Cooperativas, dando um novo significado à sigla e apoiando a volta dos estudantes à suas comunidades aos fins de semana.

Com o fortalecimento do projeto foi consolidada a metodologia Aprendizagem Cooperativa, influenciada pela teoria de David e Roger Johnson.

O governo do Estado do Ceará reconheceu o trabalho do PRECE e ampliou sua atuação. Em 2016, uma parceria da UFC com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE), criou o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola Pública.

Em 2011 foi inaugurada a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa que atende alunos do ensino médio e utiliza a metodologia da Aprendizagem Cooperativa.

Os alunos trabalham em células cooperativas de três integrantes, onde cada um tem uma função. Os grupos trocam a cada semana e a rotatividade garante que todos trabalhem juntos ao menos uma vez.

A aula é dividida entre exposição do conteúdo pelo professor, estudo coletivo, avaliação individual e avaliação coletiva.

São adotados mecanismos que incentivam o trabalho em grupo, como avaliação coletiva, para que os alunos sejam estimulados a compartilhar seu conhecimento. Também são oferecidas Oficinas em que os alunos aprendem a desenvolver a empatia, paciência, o respeito ao próximo e gerir os conflitos, pois o trabalho em grupo é também um aprendizado, não basta apenas juntar os alunos.

Os alunos aprendem a trabalhar em grupo, a se expressar, respeitar as opiniões diferentes e a se importar com o outro, habilidades essenciais não só para os estudos, mas para a vida.

Os resultados são visíveis, tanto em número de aprovações na Universidade como na formação dos alunos, que apresentam consciência social, são mais humanos e solidários e carregam o desejo de contribuir para a transformação de sua comunidade.

Os alunos que ingressam na Universidade continuam voltando para a escola para atender os colegas aos fins de semana. E os que ainda estão no ensino médio dedicam seus sábados e domingos para ensinar através da aprendizagem cooperativa alunos do ensino fundamental ou a corrigir redações do ensino médio de outras escolas, reafirmando seu compromisso com a transformação social.

Responsável: Elton Luz
Telefone: (85) 3352-1341
Email:eeepalanptabosa@escola.ce.gov.br / eltonlluz@gmail.com
Site/Blog: http://eeeppentecoste.blogspot.com.br/p/cursos.html
Facebook: https://pt-br.facebook.com/EEEPAlanPinho/
Endereço:Endereço: Rua Maria Meneses Furtado, Nº , Vila Nova, Pentecoste-Ce – Cep: 62640-000

Material Promocional | Alan Pinho Tabosa from Oz Produtora on Vimeo.

EEEP Alan Pinho Tabosa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *