Aline Sommerhalder
Profª Drª. Aline Sommerhalder é especialista dos episódios Escola Municipal Anne Frank, Sistema Municipal de Ensino de Soledade e Escola Nossa Senhora do Carmo, seus comentários perpassam os temas cultura de paz, cidades educadoras e escolas transformadoras.
Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, – (UFSCar) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), na linha de Pesquisa Educação Escolar, com ênfase na área de educação infantil. Pós-doutorado (2020) na Università Degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre) – Itália. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga (UNESP). Coordenadora do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei- UFSCar). Pesquisadora com Convênio com Universidades Italianas e de Portugal: UniMore, UniRoma 3, UniRoma 4, ULisboa e na Espanha com a Edugest. Membro da Rede Pikler Lóczy Brasil.
Jarina Fernandes
Profª Drª. Jarina Fernandes é especialista dos episódios CIEJA Perus e NAED Noroeste e comenta principalmente sobre a importância da educação de jovens e adultos, bairros educadores, multiculturalidade e educação de imigrantes.
Graduada em Pedagogia (1996) pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre (2005) e Doutora (2012) em Educação: Currículo pela referida instituição. Desde 2013 é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atividades de ensino, extensão e pesquisa na área de Educação de Jovens e Adultos.
Vânia Massabni
Profª Drª Vânia Massabni é especialista dos episódios Escola Estadual Herminio Pagotto, Escola Familia Agrícola de Orizona – EFAROI, Centro Educacional Agrourbano Ipê, SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa e Casa do Rio. Seus comentários são principalmente sobre educação no campo e importância da agroecologia nas escolas.
Vânia Galindo Massabni possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal/2017). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa). Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação (Programa PAE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), na linha Educação, e no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Biologia, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas às contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Aborda principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, ensino e aprendizagem, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino.
Ilza Joly
Profª Drª Ilza Joly é especialista dos episódios Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Ela comenta sobre a inserção da multiculturalidade na grade curricular e educação em territórios de fronteira.
Possui graduação em Letras pela PUC-Campinas e Música, pelo Claretianos, mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É especialista em Musicoterapia pela Universidade de RIbeirão Preto, com cursos na Clínica Nordoff-Robbins da New York University. É professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Americas. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar, além de funda a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de extensão da mesma universidade. É professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE).
José Pacheco
O educador José Pacheco é especialista do episódio Escola Classe Comunidade de Aprendizagem de Paranoá, dentre suas falas está presente a importância de tornar todos os espaços da comunidade em ambientes de aprendizagem. Especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Coordenou projecto “Fazer a Ponte”, realizado na Escola da Ponte, da qual é idealizador. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos”, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. No Brasil foi investigador do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação. No Ministério da Educação do Brasil integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. É atualmente diretor pedagógico de uma empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.