Localizada em Minas Gerais, no limite entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem, a Escola Municipal Anne Frank surgiu a partir do movimento social dos moradores sem teto, em 1988. Desde o início está situada no coração de Confisco, um bairro construído por meio de muita luta, nos mutirões dos moradores da região.
Por estar localizada no limite dos municípios, a escola e moradores da região são invisibilizados pelo Estado ao encontrarem problemas para acessar equipamentos públicos garantidos por lei. O público atendido pela escola é marcado pela vulnerabilidade social e econômica, portanto há uma mobilização por parte do corpo educativo para construir, junto com as famílias, noções de cidadania e direitos. Apesar de enfrentar dificuldades por sua localização na divisão dos municípios, a escola vai além dos muros promovendo parcerias com outros equipamentos públicos por meio da Rede Confisco Pela Paz.
Anne Frank se configura como um lugar de respiro para os problemas enfrentados na comunidade, além de ser um importante ponto de encontro para eventos e ações políticas e sociais da região. Há uma noção de pertencimento com o ambiente no qual a escola se situa, uma vez que os moradores são integrados aos espaços escolares, ocupando e usufruindo de sua função social .
A escola posiciona-se como polo de construção de uma cultura de paz, no exercício da cidadania dos cerca de 800 estudantes que atende, suas famílias e do bairro como um todo. Anne Frank tem título de Escola Transformadora e os resultados do trabalho contínuo podem ser vistos na comunidade, como a redução de taxas de violência e projetos que visam a benfeitora da região com destaque para a revitalização do Parque do Confisco, pelo Projeto Bosque da Paz e os cuidados com a Nascente do Confisco.
Responsável: Mariana Carolina Carraro Chiosi – Diretora
Endereço: Rua K, 445, Belo Horizonte, MG, Brasil
Telefone: (31) 3277-7189
Email: emafk@pbh.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/EMAnneFrankBh/
Instagram: https://www.instagram.com/emafkbh/