O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, CIEJA Perus I, nasce em 2015 no bairro Perus, zona noroeste de São Paulo. Um local periférico, que traz a história de luta da população e é marcado pelo abandono por parte do Estado, gerando grandes índices de vulnerabilidades sociais. Nesse contexto, o CIEJA Perus I se articula como um agente transformador na vida de jovens e adultos por meio da educação. O local atende trabalhadores e estudantes da comunidade escolar que não conseguiram concluir os estudos no tempo tido como regular pela educação tradicional.
Perus vem apresentando um crescimento populacional além da média nos últimos anos e configura-se como um bairro que recebe uma quantidade significativa de imigrantes. Além de atender as necessidades dos moradores e a grande demanda de estudantes, o corpo educativo se organizou para receber e acolher aos imigrantes haitianos. Com isso, passou a promover a integração de todos os estudantes e o reforço nas demandas em relação alfabetização e aprendizado do idioma local dos haitianos.
Respeitar a vivência e cultura que cada aluno traz consigo é uma característica marcante da escola. O acolhimento dos estudantes estrangeiros em conjunto aos jovens e adultos brasileiros é visto como uma potência de aprendizados e partilha de cultura e vivências diferentes.
Uma da atividades mais importantes promovidas pela escola foi a “Festa: O Haiti é aqui no Cieja Perus” que teve como objetivo resgatar a cultura haitiana. No evento, os brasileiros puderam conhecer e aprender costumes diferentes, se aproximando do mundo dos colegas de estudos e os haitianos puderam se sentir mais em casa ao compartilhar sua cultura.
Responsável: Franciele Busico – diretora
Telefone: (11) 3917-7953
Email: ciejaperus1@prefeitura.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Escola-Cieja-Perus/142445446225522
Endereço: R. Francisco José de Barros, 160 – Vila Inacio, São Paulo – SP, 05211-150