#11 Escola Pluricultural Odé Kayodê | 1T

 

ep11-25

 

Fomos até Goiás – GO, que é a antiga capital do estado e que possui o centro histórico de casas coloniais tombado pelo IPHAN.

Este centro histórico carrega a triste história da ocupação de terras indígenas e de construções feitas com mão de obra escrava.  Neste contexto conservador foi criada a Vila Esperança, um espaço cultural e educativo que promove atividades de valorização das culturas africanas e indígenas.

Com o amadurecimento e ampliação das atividades desenvolvidas na Vila Esperança, foi criada a Escola Pluricultural Odé Kayodê para oferecer ensino formal gratuito as crianças da região. A escola tem como objetivo oferecer uma educação integral, que vise o desenvolvimento completo dos alunos, tornando-o mais humanos, questionadores e transformadores.

O fio condutor deste trabalho são as culturas africanas e indígenas, que são trabalhadas o tempo todo, desde a aula de capoeira e contação de mito, à etnomatemática.

A cultura ancestral é resgatada e celebrada, não pela fala do não preconceito, mas pela vivência de uma cultura rica e bela, que dá orgulho e vontade de participar.

As crianças são incentivadas a se conhecerem e serem autênticas, respeitando o seu próprio ser e o do outro, celebrando a diferença.

No começo do ano é realizada a  festa dos avós, que celebra a ancestralidade e visa incentivar a reflexão sobre a origem, quem sou e de onde vim. As atividades realizadas no período da tarde acontecem na Vila e são abertas à comunidade, como vivências de cultura africana e indígena, dançaterapia, rádio da Vila, brinquedoteca, samba de roda, etc.

A escola também realiza o projeto Escola na Roça, onde os alunos visitam um sítio e aprendem a plantar, cultivar, colher e fazer farinha de mandioca, reforçando a importância da relação com a terra.

Ao conhecer o espaço a sensação é que estamos em um sonho, construções de formatos diferentes, como castelo, quilombo, oca, circo,  integradas ao espaço cercado de verde e animais. Tudo é muito rico em detalhes, máscaras, pinturas à mão, cores, artefatos cheios de significado e que remetem a cultura afro e indígena.

Mas conversando com os participantes do projeto percebemos que não é sonho, e sim muito trabalho coletivo. A escola e a Vila são mantidas pela Associação Espaço Cultural Vila Esperança, que se desdobra para conseguir a verba necessária para manutenção do espaço, realizando espetáculos, escrevendo projetos, contando com doações, etc. A parceria com o Estado é muito frágil e a escola ainda sofre preconceitos por trabalhar com as culturas renegadas.
Telefone: 62 3371 2132 / 33711569
Email: vila.esperanca@yahoo.com.br
Site/Blog: http://www.vilaesperanca.org/?page_id=6
Endereço: Rua Padre Felipe Leddet,26

Material Promocional | Odé Kayodê from Oz Produtora on Vimeo.

Escola Pluricultural Odé Kayodê