A Casa do Rio surgiu como um projeto social, tornou-se uma escola, passou por um processo de ressignificação, mudou de cidade, até que se firmou como uma ONG. O projeto é localizado no município de Careiro Castanho, no meio da floresta amazônica, às margens da rodovia BR-319, região que tem sua dinâmica pautada pela floresta e pelo fluxo da rodovia.
O projeto nasceu com o intuito de oferecer educação para as crianças da região, uma vez que havia uma evasão de professores naquela região por conta do difícil acesso e falta de subsídio por parte do Estado. Entretanto, houve um momento que as crianças atendidas pela escola cresceram, migraram para outros locais e a escola perdeu sua função, pois não havia mais demanda de aulas. A Casa do Rio então passou por vários processos e mudou seu foco da educação formal para a educação integral. Com o crescimento do público o projeto se expandiu para uma Organização Não Governamental.
Atualmente a Casa do Rio atua em projetos com foco no desenvolvimento das potencialidades locais, principalmente das mulheres e jovens da floresta. Seus projetos atuam em três frentes principais: Empreendedorismo de Mulheres e Jovens, Educação de Jovens e Adultos e Agroecologia. O objetivo dos projetos é levar protagonismo, renda e desenvolvimento sócio-econômico para uma população esquecida, sem deixar de lado o segredo do bem-viver da floresta e a relação dialógica entre a natureza e as pessoas.
Devido a experiência anterior acumulada, a Casa do Rio tem atuado na construção física e social de uma nova escola para a comunidade que mora dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó-Açu. Com a conclusão física da escola, o próximo passo é formar os jovens locais para que eles se apropriem dela e assumam sua gestão.
Responsável: Thiago Azambuja
Endereço: Av. Manoel Gadelha, s/n. Distrito, Careiro, AM
Telefone: 11 972103705
Email: casadorio@casadorio.org
Site/blog: https://casadorio.org/
Facebook: https://www.facebook.com/casadoriotupana/
Instagram: https://www.instagram.com/casadorio_/